Recurso INSS consulta: como fazer?

recurso inss

Milhares de segurados do INSS têm o recurso negado, seja por inconsistência nas informações apresentadas, suspeita de fraude ou recebimento de benefício de forma desnecessária.

Mas, aos que já possuem um recurso do INSS, é preciso conhecer o recurso do INSS consulta, a fim de acompanhar todo o andamento do processo. Vamos saber mais nesse artigo!

O que é o recurso INSS consulta?

Todo cidadão pode solicitar e questionar o tempo de contribuição calculado nos benefícios recebidos, verificando se há alguma contagem incorreta ou que não foi contabilizada no sistema.

O recurso do INSS consulta é um espaço onde o contribuinte pode verificar todas as suas informações na previdência, seja pelo site da autarquia ou diretamente na agência da previdência social de onde mora.

Recurso INSS consulta de benefícios e prazo para contestação

Para que o recurso INSS consulta seja efetivado, o cidadão pode acessar o site da previdência social (Meu INSS) ou comparecer à uma agência física. As informações que devem constar no formulário do recurso INSS tarefa concluída são:

  • Nome completo, documentos de identidade, CPF e número do NIT (Número de Identificação do Trabalhador) do cidadão.
  • Endereço completo do solicitante.
  • Incluir o motivo pelo qual está sendo feita a solicitação.
  • Motivos que podem fazer o pedido do contribuinte ser deferido.
  • Pode-se anexar o extrato previdenciário para reforçar o pedido.

O prazo máximo que o cidadão deve fazer a solicitação é de 30 dias. Caso ainda seja negado o seu recurso do INSS, pode-se fazer uma nova petição depois de 30 dias.

Na forma online, o cidadão pode seguir os seguintes passos:

1-Acessar o site do INSS (https://meu.inss.com.br) e ir para entrar com a senha e login;

2-Caso ainda não tenha cadastro no Meu INSS, basta fazê-lo rapidamente preenchendo as informações do contribuinte (informações pessoais e profissionais);

3-Clicar na aba agendamentos/requerimentos e em seguida, na aba recurso;

4-Em seguida, deve-se clicar na aba recurso especial ou Ordinário à distância;

Está pronto o recurso INSS consulta! Agora, basta entrar novamente com o login e senha cadastrados para acompanhar a solicitação.

Quanto tempo demora para processar o recurso?

Depende de cada solicitação, bem como dos dados e contestações efetuadas pelos contribuintes. Alguns deles preferem pedir a ajuda de um advogado previdenciário para conseguirem dar entrada em um recurso INSS. Já outros, dão entrada diretamente no site do Meu INSS.

Recurso do INSS prazo:      

  • Agendamento no INSS: o cidadão tem até 30 dias para dar entrada no recurso do INSS indeferimento auxílio doença, aposentadorias ou os demais recursos;
  • Envio de documentos para contestação: recurso INSS demora 30 dias para receber toda a documentação do contribuinte;
  • Conclusão/resultado da solicitação: pode levar cerca de seis meses para ser processada;

Se as solicitações e a documentação apresentada ainda sejam negadas pelo INSS, o contribuinte poderá entrar com um novo recurso dentro de 60 dias. A cópia do processo poderá ser fornecida ao advogado do cidadão, dentro de 60 dias.

O segurado pode e deve entrar com um recurso do INSS sempre que algum benefício seu não for calculado corretamente, ou tiver informações em falta.

Acesse nosso blog e leia mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *