Cola de contato, descubra tudo sobre ela

A cola de contato, também conhecida como adesivo de contato. É um produto que quando espalhamos sobre uma superfície, ele seca no ar e depois podemos unir as peças.

Benefícios da Cola de contato           

Há momentos em que você deve querer colar peças grandes e espaçosas, como painéis de cozinha de plástico, por exemplo. Nestes casos, o uso da cola de contato é muito comum.

A maioria das colas não seca facilmente, porque os compostos químicos não têm como escapar do interior ou demoram muito. Além disso, existem peças que tem que ser mantidas firmes durante a secagem, usando algum tipo de suporte.

Contudo, para essas circunstâncias, a cola de contato é uma solução ideal. Nós apenas precisamos aplicar em ambas as superfícies e deixar secar.

Como a cola de contato já está seca antes de juntar as peças, não temos o problema de não poder secar quando juntarmos as peças.

Superfícies porosas

Em superfícies porosas, como a madeira, podemos aplicar uma primeira camada para selar a área para depois colocar uma segunda camada. A cola de contato funciona muito bem com superfícies porosas.

Por exemplo, podemos colar um pano em uma superfície plástica. Esse tipo de resultado é muito difícil de ser alcançado com outros tipos de colas, porque elas não são capazes de unir materiais tão diferentes.

Como a cola de contatos funciona?

Esse tipo de união de peças é feito aplicando uma camada uniforme nos dois lados das superfícies que vamos colar. Não grudamos as peças imediatamente, primeiro temos que deixar a cola secar ao toque. Então juntar uma superfície com a outra firmemente.

O mais importante é a pressão que aplicamos. Quanto mais pressão, melhor colaremos as peças. Tenha cuidado porque, uma vez preso se colocar na posição errada, não podemos corrigir.

Dicas para usar colas de contato

Se a superfície do objeto a ser colocado colar for muito porosa, você poderá aplicar uma camada de cola primeiro, para ajudar a selar e fixar a cola. Por exemplo, madeira compensada.

Antes de juntar as peças, se estiver em um ambiente empoeirado, não deixe as peças ficar sujas.

Para começar colar, devemos colocar os objetos a serem coladas em uma superfície estável, voltadas para cima.

Em seguida, fazemos à limpeza de cada superfície e deixe secar.

Depois de abrir o produto, temos de misturar o conteúdo até que ele fique homogêneo.

Aplicamos camadas finas em cada uma das peças até conseguirmos cobrir cada área que queremos colar com a outra superfície. É muito importante que a cola seja bem distribuída para secar adequadamente.

A principal falha é tentar colar as superfícies muito rapidamente. Aguarde secar antes de juntar as peças.

Para finalizar, grude as 2 peças com extremo cuidado. Elas devem ser fixadas para que não se movam durante a secagem. O tempo mínimo é de 10 minutos e máximo de 24 horas para a secagem. A variação de tempo é influenciada pelo produto e o objeto da colagem.

A cola de contato, como dito, é usada em vários materiais, mas é conhecida popularmente como a cola de sapateiro.

Gostou das dicas? Leia mais artigos em nosso blog.

Deixe um comentário