Caução e comprovante em imobiliária blumenau – sc

As pessoas que não estão acostumadas a alugar um imóvel acabam se confundindo com duas coisas apresentadas na imobiliária blumenau – sc : o caução e o comprovante de renda.

Apesar de alguns desavisados acharem que se trata da mesma coisa, são trâmites bem diferentes e que têm diferentes objetivos quando mencionados pela imobiliária blumenau – sc.

imobiliária blumenau - sc

Na realidade, os dois têm como finalidade proteger o locador, ou seja, o dono do imóvel. Assim, quando a imobiliária blumenau – sc pede ao locatário o caução e o comprovante de renda, o que ele quer é evitar que o seu cliente, o locador, sofra um golpe.

Mesmo que os locatários achem que esses trâmites são burocráticos demais e que levam tempo, vale a pena seguir todas as normas instituídas para que a locação seja legal e seja segura.

Se você procurou a imobiliária blumenau – sc e recebeu a solicitação de caução e de comprovante, entenda agora.

O que é o caução?

Para explicar os trâmites de uma imobiliária blumenau – sc, vale a pena começar pelo caução. O que seria isso?

Bem, o caução é um pagamento que tem como objetivo dar ao proprietário uma segurança financeira, inclusive no caso de esse locatário acabar desistindo do processo.

O custo do caução é calculado com base no valor do aluguel e, no geral, é o proprietário cliente da imobiliária blumenau – sc que determina se quer dois ou três meses, sendo incomum que o caução corresponda a mais tempo que isso.

Assim, se a imobiliária blumenau – sc informar que o proprietário quer três meses e caução e o valor do aluguel for R$ 1.000, significa que se terá de pagar R$ 3.000 de caução.

É válido dizer que o caução não pode ser parcelado e que, no geral, a imobiliária prefere que ele seja enviado via PIX devido à rapidez.

Além disso, não há como receber a chave do imóvel sem que o caução como um todo seja pago, ou seja, não dá para fornecer “um adiantamento”, receber a chave e pagar o restante do caução depois.

E o comprovante de renda?

Enquanto o caução é algo que serve apenas para a proteção do proprietário, como uma espécie de indenização antecipada, a comprovação de renda tem como objetivo mostra que aquele locatário pode pagar pelo aluguel mês a mês.

Algumas pessoas questionam: se eu forneci à imobiliária blumenau – sc o caução, por que tenho que comprovar a renda?

É simples: existe a chance de a pessoa pedir um empréstimo para pagar o caução, por exemplo, mas não ter entrada de dinheiro mensal suficiente para arcar com o aluguel, sem se esquecer do condomínio, também cobrado mensalmente.

É por causa disso que o fato de o locatário pagar o caução não o isenta de comprovar a sua renda, destacando que os comprovantes são encaminhados para o setor jurídico da imobiliária blumenau – sc para que os profissionais capacitados possam fazer uma avaliação.

A imobiliária blumenau – sc faz a devolução depois?

Há uma crença equivocada de que a imobiliária depois devolva o caução, mas isso não acontece, até mesmo porque esse valor é para o proprietário, ou seja, ele pode ter planos para aquela quantia e tem liberdade para usá-la a partir de quando for recebida.

Por isso, é importante que as pessoas planejem bem como vão conseguir o valor desse caução, já que não haverá um retorno para que essa quantia seja reposta, por exemplo.

O ideal é que esse dinheiro seja acumulado ou que o locatário peça mesmo um empréstimo, mas tendo consciência de que realmente terá de arcar com as parcelas.

Fique por dentro da imobiliária blumenau – sc e tire suas dúvidas lendo já o nosso https://thammychuyennghiep.net!

Deixe um comentário