Especificações sobre filtro de linha com tomadas 20 A

filtro de linha

Vamos tratar aqui sobre algumas especificações que estão relacionadas a um filtro de linha com uma tomada de 20A. Isso tudo, pode fazer com que se entenda que há espessuras que são diferentes de tomadas e que por isso não se pode simplesmente trocar ou usar um adaptador. Uma tomada elétrica é um ponto de conexão, que pode fornecer a eletricidade para um plugue.

Porém, as mais comuns possuem dois terminais, fase e mais neutro, como no caso monofásico ou fase mais fase, para os casos dos bifásicos. Há também em algumas tomadas e plugues um terceiro pino, que é o terra, além de se ter outros tipos de tomadas com mais terminais, como o de 3 corrente que é trifásica, com 4 ou mais, para o uso que é industrial.

Não é recomendável, mas os plugues que são de 10A podem ser conectados nas tomadas que são de 20A. Essa distinção se faz necessária, para que seja garantida uma segurança para os seus consumidores, evitando também que os equipamentos que são de maior potência e que são ligados em tomadas, possam fornecer uma menor potência.

O filtro de linha com padrão de tomadas 20A

O padrão 20A de tomadas em um filtro de linha possui plugues com pinos e tomadas que são com orifícios mais grossos, com um diâmetro que é de 4,8 milímetros. É um padrão muito usado em equipamentos que possam exigir uma maior capacidade, que podem ser as geladeiras, os micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, máquinas de lavar roupas, secadoras e outros.

É um tipo de tomada que é muito recomendada em um ambiente que é com equipamentos que possam exigir uma maior capacidade, que pode ser em cozinhas, banheiros e em lavanderias. Nunca se deve fazer o uso de muitos aparelhos que possam ser ligados em uma mesma tomada de 20A como padrão.

Em cada equipamento que é elétrico, com uma corrente nominal que seja maior de 10 A deverá ter um circuito elétrico, que é específico para um determinado equipamento. Numa tomada de 20 A, a sua capacidade que é de corrente e total dos equipamentos conectados a ela, nunca deverá exceder a 20 A. A potência máxima permitida é de 127 V é de 2540 W.

O padrão no Brasil de tomadas

Antes da padronização, o consumidor tinha muitos tipos de tomadas que eram diferentes, o que era necessário o uso que é considerado como indevido de adaptadores. Em muitos desses casos, os formatos e as diferentes potências dos equipamentos, se tornava um ato de ligar, uma ameaça á toda a segurança e a integridade de um usuário.

Entendendo, também todo o impacto que uma mudança no padrão de tomadas no Brasil e o que podia originar, o INMETRO resolveu certificar os adaptadores, fazendo com que essa transição pudesse ser mais tranquila. Portando, logo foram adotados novos padrões que são de tomadas, adotando novos critérios que são para evitar que o usuário tenha um problema que é de segurança.

Leia mais em nosso blog.

Deixe um comentário