Por Que Tirar um Período Sabático e Viajar para a Índia?

Na correria do cotidiano, pouco paramos para refletir sobre o rumo que estamos dando às nossas vidas (ou para onde estamos nos deixando levar…).

Sentimentos de cansaço e angústia às vezes nos fazem parar para (re)pensar em nossa vida pessoal. Sendo assim, uma jornada de autoconhecimento pode ser necessária para descobrirmos qual caminho realmente queremos trilhar, e como fazer para retomá-lo – isso é o que se costuma chamar de período sabático.

O que é o período sabático?

Tirar um tempo para si não deveria ser encarado como um luxo. O período sabático teve origem nas universidades. É um ano concedido aos docentes após seis anos de trabalho no mesmo emprego. Atualmente, esse conceito transbordou aos muros universitários e se faz também presente em algumas empresas – embora ainda não seja prática comum no Brasil.

O que caracteriza o período sabático é uma jornada pessoal de autoconhecimento. É um período para descobrir-se ou reinventar-se, marcando o início de uma vida renovada!

Por que viajar para a Índia?

A Índia é um ótimo destino para quem deseja mergulhar nessa jornada de descobrimento pessoal. O país se localiza na Ásia Meridional e possui a segunda maior população do mundo – atrás somente da China!

Lá você encontrará uma grande riqueza histórica, cultural e religiosa nos diversos templos e monumentos que existem espalhados pelo país. Além dos templos, há muitos spas, ruínas e ashrams – um lugar específico para praticar yoga e meditações. São mais de 400 idiomas e dialetos falados no país – mas não se preocupe, você consegue se virar bem falando um pouco de inglês!

A Índia é um lugar promissor para o período sabático, pois alia o lado místico ao lado humano da vida, em um tipo particular de turismo que, muitas vezes, acaba virando uma peregrinação. É uma oportunidade de contato com várias expressões religiosas e espirituais diferentes, de conviver e refletir extremos como riqueza e pobreza, e experimentar cores e sabores diversos.

Qual é a melhor época do ano para ir à Índia?

O país é conhecido por seu clima desértico – calor intenso durante o dia e frio cortante pela noite. Esse é o principal fator levado em consideração na hora de escolher a melhor época para a viagem. Entre o final de outubro e início de novembro, você encontrará temperaturas mais amenas no país.

Quais as principais informações que devo ter em mente antes de ir para a Índia?
  1. Para entrar no país, você precisa ter o visto e o Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela – a vacina deve ser tomada com ao menos 11 dias antes da data da viagem. O visto tem duração de 30 dias.
  2. Levar equipamentos bivolts ou automáticos tornam a viagem mais prática. Na Índia, a voltagem padrão é de 220 volts.
  3. Cuidado com a comida. Para quem tem o paladar mais sensível, a comida indiana – muito apimentada e com muito curry – pode não ser agradável. Nesse caso, prefira os alimentos industrializados e muito bem cozidos.
  4. Esteja atento às diferenças culturais. Não é permitido entrar nos templos de sapatos, e tocar na cabeça das pessoas ou mostrar as solas dos pés pode ser considerado ofensivo, por exemplo.

Por toda essa diversidade apresentada, a Índia é um destino propício ao autoconhecimento. Mas lembre-se: esteja aberto para os estranhamentos e choques culturais, tente ao máximo não ler a cultura dos outros como se a sua fosse a única verdade no mundo!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a Índia? Então compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *