Empresas à venda: o que é necessário saber

Avaliação de empresas à venda é um processo complexo que envolve racionalizar um valor emocional e subjetivo sobre o valor que um negócio possui.

Avaliar uma empresa

Existem vários métodos para avaliar uma empresas à venda em SP e também em outros locais. São métodos clássicos e pouco complexos que usam saldos históricos para calcular o valor de empresas à venda em Curitiba.

Valor contábil

Este método pressupõe que o valor da empresa seja semelhante ao valor do patrimônio líquido. No entanto, pode levar a um grande erro, uma vez que o valor dos ativos é considerado de acordo com seu valor contábil líquido.

Por exemplo, as construções e imóveis da empresa são considerados pelo valor de aquisição menos a depreciação acumulada em vez do valor de mercado atual. Também não leva em consideração a capacidade futura de gerar lucros.

Valor de liquidação

O valor de ativos e passivos a preço de mercado, despesas relacionadas à liquidação (por exemplo, passivos trabalhistas) são deduzidos. Essa avaliação seria adequada apenas quando a empresas à venda em Goiânia não gerar valor ou ver possibilidades de gerá-lo no futuro.

Avaliação de desconto de fluxo de caixa livre

Fluxo de caixa livre é o caixa gerado por uma empresa, antes de pagar os fornecedores de capital, ou seja, os acionista e os banco e após o pagamento do imposto sobre as sociedades.

De maneira simples, essa metodologia de avaliação de grandes empresas a venda leva ao cálculo do valor gerado pelo próprio negócio.

Para isso, é necessário realizar um plano de negócios para 6 anos e com perpetuidade, considerando o resultado, os saldos projetados para cada ano, bem como um plano anual de investimentos.

É muito comum desenvolver uma análise de cenários em que diferentes hipóteses são levantadas e os resultados que seriam obtidos se cada uma delas acontecesse.

Quanto vale uma empresa?

Ao valor corporativo obtido no calculo acima, devemos adicionar a posição financeira líquida (dívida líquida da empresa) para conhecer o valor do valor do patrimônio líquido (valor das ações ou participações).

Com valor obtido na avaliação de pequenas empresas à venda, ​​fazemos uma comparação por múltiplos de transações semelhantes. É muito comum ouvir que um contrato de compra e venda de empresa leva em consideração a avaliação com base em x vezes o EBITDA.

A avaliação por múltiplos é uma mera aproximação ao valor, pois assumimos que duas empresas são completamente idênticas e, portanto, o valor de ambas é semelhante.

Na prática, todos sabem que isso é falso, e é por isso que consideramos a avaliação por múltiplos apenas como dados aproximados que permitem verificar num contrato de compra e venda de empresa com CNPJ o desconto no fluxo de caixa.

Modelo de contrato de compra e venda de empresa é bastante complexo, por isso são contratados especialistas em avaliação de empresa à venda. Encontrando o valor de venda ele ainda passará por um processo de negociação podendo assumir uma quantia inferior a projetada para a venda ou maior.

Acesse o blog para mais artigos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *