Cartão SUS – Como fazer o cartão do SUS?

Os pacientes que frequentam a rede pública de saúde tem, desde 2001, uma ferramenta que lhes ajuda na marcação de consultas, atendimento de emergências e também para controle de prontuário: o cartão SUS.

Emitido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, o SUS cartão é uma ferramenta que possibilita a todos os brasileiros, independente de sua idade ou renda familiar, ser atendidos, gratuitamente, em toda a rede pública de saúde.

Você não possui plano de saúde e está acostumado a usar postos de saúde ou mesmo hospitais públicos? Precisa fazer o cartão SUS, mas não sabe como ele funciona? Então esse texto é para você.

Aqui contaremos tudo o que você precisa saber para obter esse benefício e marcar suas consultas cartão SUS com total segurança.

Como o cartão SUS funciona?

Todos os brasileiros cadastrados no Sistema Único de Saúde, o SUS, ao solicitarem o produto receberão um número cartão SUS. Com essa identificação numérica única, todo o seu atendimento será acompanhado por médicos de diferentes especialidades.

Será possível, por exemplo, descobrir quantas vezes uma pessoa passou em um determinado médico, quais as enfermidades relatadas, medicamentos e tratamentos realizados, construindo assim um prontuário médico.

O número do cartão SUS é fornecido automaticamente, mediante um cadastro prévio realizado por uma pessoa, seja o titular ou seu responsável, maior de idade, em qualquer unidade de saúde.

Como solicitar o cartão SUS?

Para solicitar o número do cartão SUS pelo CPF, o paciente deverá procurar, preferencialmente, um posto de saúde, e levar seus documentos pessoais, além de um comprovante de residência.

Nesse primeiro momento, quando ele é emitido pela primeira vez, é possível imprimir cartão SUS. Assim o paciente poderá apresentar o documento caso necessite de atendimento médico.

No entanto, o paciente pode, se desejar, fazer um pré-cadastro online para obter o cartão SUS, de sua própria casa e sem precisar enfrentar filas.

Para isso, basta acessar o Portal do Cidadão, em portaldocidadao.saude.gov.br e encontrar a área de cadastro. Em seguida, é preciso informar seus dados pessoais.

Depois de finalizado, basta imprimir o comprovante do cadastro, que será enviado por e-mail e se dirigir a uma unidade de saúde, para obter o cartão SUS.

Como marcar consultas usando o Cartão SUS?

Para quem já solicitou o cartão SUS e precisa de atendimento médico, basta se dirigir ao hospital ou a um posto de saúde munido com esse cartão e um documento original para que sua ficha seja feita e o atendimento realizado.

Caso se trate de um atendimento emergencial, o paciente também receberá a atenção necessária, mesmo que não esteja de posse do cartão no momento da entrada no centro médico.

Perdi meu cartão SUS. E agora?

Caso você perca o documento em algum momento de sua vida, não é preciso se desesperar. Basta acessar o portal do cidadão e informar a senha enviada por e-mail.

Ali, é possível obter a segunda via cartão SUS. O documento será liberado em papel e o paciente deve procurar uma unidade de saúde para obter o cartão em plástico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *